Torna-se necessário alterar, modificar e melhorar a sociedade. É preciso renovar opiniões e ideias. Pois vivemos em constante mudança. É preciso que haja A Revolta das Ideias. Ah e não se esqueçam que os vossos comentários são muito importantes
Terça-feira, 3 de Julho de 2007
Os meus escritores

É altura de falar dos escritores que mais leio neste momento, ou os quais considero como os favoritos. Aqueles que, agora, compro os livros sem ler as críticas que lhes são feitas.
Um deles, como é notório ao longo do blog, é José Saramago. Realmente é um dos meus escritores favoritos e tenciono continuar a ler o que ele escreveu e ainda continua a escrever. Pois além de escritor, Saramago transmite recados para a sociedade através da sua filosofia.


A seguir. Outro escritor que gosto bastante é o jornalista José Rodrigues dos Santos.
Este senhor escreveu um dos livros que mais gostei de ler, e se tivesse que escolher os meus 3/4 livros de sempre, seria sem dúvida "A Filha do Capitão". Este livro está perfeitamente bem escrito e bem estruturado.



Se calhar numa mesma onda dirão muitos, mas certamente com diferenças ainda significativas, outro dos meus escritores do momento é o norte-americano Dan Brown. "Encontrado" por mim, por alturas do Código Da Vinci, fiquei bastante interessado, tanto nos conteúdos, como no suspense criado em redor da história. Já li todos os seus livros editados em português e não me arrependi, pois são livros que fazem ter prazer a lê-los.


Por fim, talvez um misto dos dois últimos, ou seja, o luso norte-americano Daniel Silva. Conheci-o através de O Confessor e do seu Gabriel Allon. Desde aí interessei-me pela vida deste restaurador de arte e espião isrealita, o Gabriel Allon portanto, e tenho a seguido com bastante entusiasmo. É uma maneira de ver toda a polémica entre Israel e a Palestina, através dos serviços secretos israelitas.


São estes, por agora, alguns dos escritores que vou lendo.
Sobre os que ainda não falei muito, tentarei fazê-lo brevemente através das suas obras.


publicado por rui_amaral às 19:48
link do post | comentar | favorito

11 comentários:
De zetrolha a 3 de Julho de 2007 às 20:54
Abomino as utopias do Saramago,dispenso o folclore do J.R.Santos,desprezo o teatrismo pictórico do Dan Brown e ignoro o seguismo mediático do Daniel Silva...
É a minha opinião,e vale o que vale.
Espero que mantenhas esse hábito saudável que é ler.


De gmsmc a 24 de Julho de 2007 às 16:27
Em suma, não lês.


De rui_amaral a 24 de Julho de 2007 às 16:33
O Zetrolha não lê de certeza, mas lá no fundo é um bom rapaz. lol

P.S. Mas tb se não lê, disfarça bem pois usa um vocabulário bastante técnico.
:)


De RB a 3 de Julho de 2007 às 23:07
O Saramago é um excelente escritor, arrisco-me mesmo a dizer um dos melhores da história da literatura universal. É pena as pessoas que colam aos livros de Saramago a pessoa de Saramago. Não sabem o que perdem.


De Paulo sempre a 4 de Julho de 2007 às 01:35
Obrigado pela visita.
Espero que tenha escolhido estes escritores com toda a «liberdade».
Estou a ler "cemitério de Pianos" de José Luís Peixoto. Ed. Bertrand.
Abraço
Paulo


De nofimdoarcoiris a 4 de Julho de 2007 às 09:26
Ler é uma das minhas paixões! Como já uma vez referi ainda não tive o prazer de ler Saramago, não sei explicar porquê, porque até tenho 2 livros dele ("Memorial do Convento" e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo").
Qual das Obras dele me aconselhas para começar?
Quanto aos outros que referes, concordo contigo, apesar de, no caso de Dan Brown, só ter lido o Código. Mas foi um caso de rebeldia da minha parte. Quando o li toda agente o andava a ler, e senti-me parte de um "rebanho", coisa que me irritou. è que não gosto de seguir modas. Mas não significa que não tenha gostado de o ler!
Tenho lido agora Daniel Silva. Li "OConfessor" e "Morte em Viena", e tenho em lista de espera "A Mensageira".
Acrescentava a esta lista Robert Wilson. Iniciei com "Ultimo Acto em Lisboa", policial passado entre a segunda Guerra Mundial e os finais do século XX. Entretanto li "O Cego de Sevilha" e tenho também em lista "As Mãos Desaparecidas". Se gostas de policiais, suspense e uma pitada de "enredo psicológico", aconselho-te vivamente.


De rui_amaral a 4 de Julho de 2007 às 12:09
Para começar talvez o Memorial do Convento.
Também foi o 1º que li dele e gostei muito da história.


De nofimdoarcoiris a 4 de Julho de 2007 às 13:12
Obrigada pela sugestão


De Lua de Sol a 5 de Julho de 2007 às 07:16
Saramago é - ou devia ser - orgulho nacional. Quanto aos outros - um dos autores até conheço pessoalmente - ainda não li nada deles. Confesso que tenho o Código cá em casa, mas exactamente por estar na moda o deixei na prateleira. Tenho tempo. Passa no meu blog, vou fazendo sugestões de leitura. Um dia destes, prometo um policial que gostei bastante... Continua a ler e com a mente aberta, é o mais importante!


De broncasdocamilo a 7 de Julho de 2007 às 01:55
Caro Amigo,
Nada tenho contra o "Prémio Nobel", mas...
Não posso esquecer o seu passado pelo" Diário de Notícias".
"Jamééé"...
Seria atraiçoar a minha coerência.
Todavia, aceito a crítica, pois não sou fundamentalista da "verdade democratizante"...
Mas, parece que não é bem o caso do sr. residente de... Lanzarote.
www.broncasdocamilo.blogspot.com


De "A minha pátria é a língua portuguesa" a 7 de Julho de 2007 às 12:02
Quem lê, vive mais do que aqueles que não o fazem porque tem a sua vida enriquecida pelas personagens e pelos lugares para onde é arrastado pela sedução dos livros.
Concordo com a tua escolha de Saramago e José Rodrigues dos Santos. Daniel Silva nunca li. Dan Brown fartei-me: os livros seguem todos a mesma estrutura e portanto acho que apesar de vender muito o referido senhor não é um grande escritor.

Outro dia li o seguinte: "... há demasiados livros no mundo para poderem ser lidos durante uma vida, portanto tem de se traçar uma linha algures." (in Décimo Terceiro Conto, de Diane Setterfield)


Comentar post

eu
Concordo Plenamente
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar" Helena Vaz da Silva
Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

Ele há coisas...

Solução para a falta de á...

Internet: Reflexão (II)

Internet: Reflexão

Ambiente Musical

Tributo a José Rodrigues ...

Lentamente

Não sei se rie, não sei s...

Quis saber quem sou

Prisões sub-21

arquivos

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

subscrever feeds